EMISSÃO DE ONDAS ELÉTRICAS PELO CÉREBRO HUMANO

Publicado por Paula Bissoli em

As ondas elétricas dos  hemisférios  esquerdo e  direito  do  cérebro humano podem ser medidas graficamente pelo eletroencefalograma (EEG) que é um instrumento que registra a variação das correntes  elétricas  através  de  eletrodos  aplicados no couro cabeludo.

Muito além dos aparelhos de eletroencefalograma, atualmente existem arrojados  instrumentos utilizados em estudos científicos para mensurar as atividades neurais, alguns desses instrumentos se parecem com uma espécie de fone de ouvidos com diversos sensores capazes de captar e mensurar os perfis de suas ondas alfa, delta e gama. 

É um método não invasivo que realiza o monitoramento eletrofisiológico, registrando as atividades elétricas do cérebro.

Á principio o objetivo desse estudo foi o de encontrar recursos para auxiliar pessoas com problemas neurais, auxiliando  na obtenção de dados mais precisos para diagnósticos e orientações terapêuticas.

Com o avanço tecnológico, o foco foi expandido para várias áreas como a área de entretenimento, em jogos virtuais (aplicativos para computadores, celulares, etc). Por exemplo, o usuário deve focar sua atenção em mover uma peça, fazer um objeto sumir, selecionar uma opção especifica, fazer um personagem se mexer, etc., e os resultados são impressionantes já que o artefato nesses casos,  possui funções semelhantes á de um Joystick.

Á nível cientifico, uma outra aplicação desse estudo é mapear o cérebro humano e avaliar por exemplo qual o nível de concentração de uma determinada pessoa, mensurando através de medidores:

Medidores de atenção irão mensurar as ondas gama: quando a mente está mais relaxada e neutralizada de qualquer efeito externo, sem preocupações, etc (nesse estado será mais fácil estudar, se concentrar e prestar atenção no que está sendo lido/ aprendido)

Medidores de meditação irão mensurar as ondas alfa e delta: quando o foco está mais direcionado  no momento presente e com a concentração direcionada para um objetivo especifico (padrão ideal para a obtenção de melhores resultados para realizar tarefas que exigem mais concentração)

Alguns pesquisadores americanos desenvolveram uma abordagem chamada de “Processo de Medição de Engajamento Emocional” e utilizando-se de instrumentos de análise das ondas cerebrais (EEG) avaliaram o nível de estresse de um grupo de consumidores enquanto os mesmos realizavam compras previamente padronizadas(em 4 sites específicos), via smartphone.

 Através dos resultados obtidos através do equipamento (EEG), foi possivel extrair medidas de frustração e envolvimento emocional para cada uma das etapas do processo de navegação, permitindo assim mensurar as reações dos consumidores momento a momento, de forma rigorosa e sem precedentes, enquanto navegavam pelos sites de compras.
Nos momentos em que a velocidade da navegação diminuía (quando os sites eram desacelerados), foi bastante evidente a diminuição nos níveis de engajamento emocional e consequente elevação do nível de frustração.
O que podemos tirar desta pesquisa:
– Utilização dos testes neurocientíficos para auxiliar na melhoria da qualidade dos produtos/ serviços (aplicável em diversas áreas mercadológicas)
– Utilizar o neuromarketing para valorizar as percepções e desejos dos usuários. 
– Avaliar o nível de aceitação de determinado produto/ serviço
– Uso do neuromarketing para ajudar a identificar problemas de desempenho e praticidade de sites e aplicativos.

Fontes: 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletroencefalografia
https://www.medgadget.com/2011/09/smartphone-eeg-seeks-to-bring-brain-scanning-to-the-home.html
https://blog.radware.com/applicationdelivery/wpo/2013/12/slower-web-pages-user-frustration/



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